A importância das Atividades Extracurriculares
As Atividades Extracurriculares têm gerado controvérsia acerca dos seus benefícios e se contribuem ou não para um bom desenvolvimento e formação nas crianças e nos adolescentes. Nesta crónica, tentaremos mostrar o porquê de as atividades extracurriculares poderem ser um contexto privilegiado para a formação de crianças e jovens e o porquê de potenciarem o seu desenvolvimento.
Atividades extracurriculares: o que são?
As atividades extracurriculares são experiências sem caráter obrigatório de que as crianças usufruem informalmente, constituindo um currículo paralelo ao do currículo escolar obrigatório.
Entre outros, possibilita o domínio de novas competências e contribui para uma melhoria de saúde física e mental. Porém, a sobrecarga destas atividades, associada à excessiva exigência de alguns pais e ao excesso de trabalho escolar obrigatório, pode ser prejudicial para as crianças. As crianças, e como crianças que são, precisam de ter tempo disponível para as atividades em família e para a realização de trabalhos escolares, sendo igualmente importante que as mesmas escolham as atividades extracurriculares que gostariam de participar.
De seguida, explanaremos alguns benefícios das atividades extracurriculares
Permitem estabelecer redes sociais de apoio
Possibilitam a interação com adultos competentes
Desenvolvem o sentido de competências
Criam um melhor autoconceito pessoal e escolar
Reduzem os níveis de ansiedade e probabilidade de desenvolver comportamentos depressivos
Reduzem problemas de comportamento
Auxiliam no empenho, sucesso e desempenho escolar
Promovem outros tipos de desenvolvimento que não apenas o cognitivo
Aumentam o sentido de responsabilidade
Melhoram competências de uma forma lúdica
A participação em atividades extracurriculares, tais como o desporto, artes, Atividades de enriquecimento Curricular (AEC), entre outras, podem proporcionar oportunidades diversas para o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Quando estes se envolvem em atividades extracurriculares, a sua motivação é genuína, e permite-lhes treinar a sua capacidade de esforço, persistência e concentração, bem como explorar a sua identidade. Aliado a isso, quando em grupo, permitem adquirir mais e melhores competências de relacionamento social, trabalho em equipa, aceitação perante a diversidade, espirito de equipa e colaboração.