Visitas de Estudo para Escolas

Tradição da Faina | Visitas de Estudo Escolares

Circuitos Pedagógicos

O peixe não vem do supermercado…

A atividade tradição da faina propõe às crianças que explorem as tradições ligadas ao mar: pesca, tipos de peixes, etc. Pretendemos que as crianças retornem às tradições piscatórias, de forma a conhecerem o ambiente que as rodeia e de onde vêm os alimentos que ingerem, de uma forma lúdica e divertida.

O que pode esperar da visita de estudo Tradição da Faina?

Portugal, ao longo da sua história, foi perdendo algumas tradições. O facto de ser um país virado para o mar fez com que muitas das tradições piscatórias se mantivessem.

O Múltipla Escolha pretende que as crianças façam uma viagem de regresso às nossas origens e conheçam o ambiente onde tudo acontece.

Angeiras, localidade de antiga tradição, foi selecionada por nós para dar a conhecer todo percurso que o peixe faz. Desde a sua chegada nos barcos de pesca até que é direcionado para o mercado e é vendido pelas peixeiras. As crianças podem contactar directamente com os pescadores, ajudar na separação dos peixes em categorias e pesos e conhecer as diferentes redes e armadilhas de pesca.

De facto o peixe não vem dos supermercados e as crianças são também desafiadas a provar os conhecimentos adquiridos nesta aventura através de desafios a serem resolvidos de forma individual ou em equipa, o que, certamente tornará esta atividade inesquecível!

Atividade à medida

A visita pode ainda passar pelos antigos tanques romanos de salga de peixe datados dos séculos II-IV d.c. classificados como Monumento Nacional, pelo Farol da Boa Nova e a Fábrica de Conservas.

Toda a atividade pode ser moldada consoante o contexto e idades do grupo.

Pedido de Informações

  • Termos e Condições