MULTI Dance - Dança para as crianças

DANÇA PARA AS CRIANÇAS

O MULTI Dance – é uma atividade direcionada para crianças do ensino pré-escolar que tem por base os principais domínios da dança educativa.

O Projeto MULTI Dance trabalha o desenvolvimento global da criança, educação artística e interdisciplinaridade.

De uma forma inovadora e dinâmica trabalham-se os aspetos lúdico, social e cultural. A criança diverte-se e é sensibilizada para o valor da educação corporal expressiva e desenvolvimento da criança na aquisição de comportamentos sociais.

AS AULAS DE MULTI DANCE

As aulas de dança tem uma componente criativa e inovadora. Os alunos e professor viajam numa aventura, onde o MULTI incorpora a personagem principal.

O guião, que acompanha a modalidade, permite à criança adquirir regularmente novas experiências e conhecimentos, em função da fase da história vigente.

É uma atividade ecléctica que abrange um enorme leque de estilos de dança. O MULTI Dance dispõe de músicas, coreografias e jogos originais. Todos eles, criados para reproduzir o guião e desenvolver os conteúdos da dança: corpo, espaço, tempo/ritmo, dinâmica e relações.

BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA AS CRIANÇAS

Desenvolve o ouvido interno

Como em qualquer jogo, no Xadrez existem vencedores e derrotados. No entanto, é graças ao ambiente cordial em que a partida de Xadrez é disputada entre duas crianças, que a derrota é assimilada de modo mais pacífico. Além disso, quem perde tem mais consciência do esforço que fez para vencer o jogo de Xadrez e toda a derrota, assim como a vitória, é resultado de um esforço individual da criança nesse jogo.

Potência a coordenação motora

O Xadrez exige que a criança consiga prever várias jogadas antecipadamente. As crianças podem fazer simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, o seu conhecimento deve ser amplo, para que haja capacidade de encontrar os melhores movimentos das peças.

Isso força a criança a raciocinar e a ter concentração. Aliás, essa é uma das características do Xadrez, um jogo que exige atenção total, mesmo enquanto se espera pela jogada do adversário.

Promove a criatividade

As crianças querem sempre fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estão num período da sua vida em que sentem curiosidade em descobrir tudo o que as rodeia. Vivemos numa época em que os aparelhos electrónicos, como smartphones e tablets, implicam multi tarefas.

O jogo de Xadrez trabalha o contrário. A paciência é fundamental neste jogo. Aguardar pelo movimento do adversário é saber dar uma hipótese para que o seu adversário dê o melhor de si. Enquanto isso, a criança deve ficar concentrada no jogo, sem realizar outras atividades.

Um movimento errado pode significar uma derrota no Xadrez. Neste caso, a criança irá, então, ter de lidar com os seus próprios erros e saber geri-los. Uma outra vantagem do Xadrez para crianças é dar hipótese de se redimir, sendo que a criança pode encontrar uma saída para resolver aquele problema. A solução terá de vir dela mesma, sem interferência de adultos

Pedido de Informação:

  • Formato da data:MM barra DD barra AAAA
  • Termos e Condições