Jogos de Raciocínio
Por Ricardo Baganha – Professor de Xadrez
Quem tem crianças em casa, e isso hoje mais do que nunca é uma realidade, sabe o quanto os jogos são um excelente passatempo. Para além de as divertir e entreter são ótimos para o fortalecimento dos vínculos familiares.
Se existe uma coisa que as crianças gostam de fazer é brincar e existem muitas brincadeiras que podem treinar o seu raciocínio lógico. O estímulo do pensamento não precisa de ser chato nem cansativo, pois através de algumas atividades divertidas e estimulantes, os pais podem ajudar os seus filhos no desenvolvimento cognitivo. Treinar o raciocínio é um exercício que quanto mais a criança for sujeita, melhor será o seu desempenho.
Seguem-se 5 propostas de jogos, que estimulam o raciocínio lógico dos mais novos e não só:
1 – Jogos de Tabuleiro
Xadrez, Damas, Dominó, Batalha Naval…
Os Jogos de Tabuleiro desenvolvem o raciocínio lógico, pois exigem a elaboração de estratégias.
Estes tipos de jogos obrigam a criança na procura constante de soluções, para os vários problemas que lhe vão aparecendo.


2– Jogos de Sequência
A capacidade de identificar padrões, é uma competência que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico nas crianças. Desenvolve igualmente, outras aptidões incidindo em temas como as cores, animais, números, formas entre outros.
3– Puzzles
Os Puzzles promovem a utilização e o desenvolvimento do raciocínio. Paralelamente, as crianças percebem melhor o espaço, descobrem relações entre objetos e ainda aumentam a sua perceção visual. Além disto, é possível também o trabalho ao nível da motricidade fina através da manipulação das peças e dos movimentos para as colocar na devida posição.


4 – Legos
Através da atividade de encaixar, as crianças criam as formas mais variadas e tentam reproduzir aquilo que observam ao seu redor. Com a sua percepção, observam o formato das coisas, e a lógica do seu raciocínio permite encontrar as peças ideais e o encaixe perfeito para construírem o que pretendem montar.

5 – Jogos Digitais
Os jogos digitais quando adequados à sua faixa etária e sempre sem exageros, são uma ferramenta positiva para o desenvolvimento do raciocínio. É importante que sejam explorados de forma correta, para forçar a criança a pensar de uma forma estratégica. Desta forma, diversas competências cognitivas estão associadas ao acto de jogar, como por exemplo, o desenvolvimento da memória, do pensamento rápido, da concentração, entre outras.
Com o adequado controlo parental, ou até mesmo o envolvimento dos adultos nos jogos, podemos encontrar diversos benefícios.
Como mostramos, a diversidade nos jogos escolhidos, pode também ser uma boa opção. Sabemos que também é importante haver tempo, apenas para brincar, mas quando os adultos optarem por jogar, que não seja só com o recurso de vídeo jogos, que sabemos que muitas vezes é o recurso mais fácil.
Nesta perspetiva, durante o corrente mês de abril, a múltipla escolha e a Cooperativa M.E., nas suas redes sociais, tem optado pela criação de jogos quer de perguntas, puzzles, tabuleiro, de forma a oferecer às crianças um leque alargado de opções, para ocupação de tempos livres.