Halloween | Proposta de Atividades para as crianças
O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro. Apesar de ser um dos principais e com grandes celebrações nos Estados Unidos, hoje em dia, comemora-se em quase todo o lado.
Esta festa está cada vez com mais hábitos populares: as crianças marcaram-se de bruxos, monstros de desenhos animados, animais, lobisomem, vampiro, fantasmas e outros relacionados ao tema, para irem de porta em porta, pedindo doces, numa indagação bem conhecida: “doces ou travessuras.
Os principais objetos e personagens no Halloween para as crianças:
– aranhas: simboliza o destino, a capacidade de seguir em frente;
– moedas recolhidas nos lugares dos doces: devem ser doadas para pessoas carentes;
– abóboras: representa a sabedoria;
– velas: para espantar os maus espíritos;
– morcegos: a sensibilidade, por não enxergarem.
O que é a festa do Halloween?
De acordo com dados históricos, a origem do Halloween vem de antigos festivais celtas que iniciaram por volta do século V a.C. A festa que acontecia anualmente era chamada de Samhaim, marcando a passagem de ano e a chegada de inverno.
A origem de “Doces ou Travessuras” (em inglês Trick ou Treat) veio da Irlanda em 1910. Segundo a lenda, um homem conduzia uma procissão para arrecadar oferendas de agricultores, informando-lhes que o propósito era que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios.

Proposta de atividades para celebrar o Halloween com as crianças

1. Fantasias de Halloween para as crianças
Convide as crianças a reciclar e transformar velhos lençóis num fantasma – basta dobrar o lençol ao meio e fazer dois buracos no local onde ficarão os olhos. Incentive as crianças a darem largas à sua criatividade, deixando-as pintar gotas de sangue, com canetas vermelhas, ou escrever mensagens assustadoras ao longo do tecido. Terminada a tarefa, é só colocar o lençol por cima da pequenada e preparar-se para ser assustado pelo seu pequeno fantasma!
2. Decoração de abóboras para o Halloween
Esta atividade pode ocupar grande parte de uma tarde e as crianças vão adorar: a par da diversão de decorar uma abóbora, o recheio que tem de ser retirado deste legume.
Comece então por abrir uma cavidade na extremidade superior da abóbora e, com uma colher de sopa, retire todo o recheio. Depois de lavar e limpar a abóbora por dentro, e com a ajuda de uma faca afiada, corte dois pequenos círculos, simulando os olhos e, abaixo, um semicírculo que dará lugar a uma boca sorridente. Coloque uma vela acesa no interior da abóbora e ela ganhará vida quase que de forma mágica! As crianças vão adorar dar vida às suas abóboras de Halloween…


3. Transformar a sua casa numa casa de Halloween
Os mais pequenos podem começar por desenhar fantasmas em folhas de papel branco, que serão depois cortados com uma tesoura. Faz-se um furo na extremidade lateral de cada recorte e basta passar um fio por entre todos os fantasmas para se criar uma grinalda assustadora que se pode pendurar numa parede.
Outra ideia pode passar por complementar esta decoração com assustadoras teias de aranha. Para isso, só precisa de um novelo de lã, que se pode esticar dos candelabros de teto aos puxadores das portas, criando uma sobreposição de fios. Com um simples novelo é possível simular uma casa digna de filme de terror. Se apagar as luzes, acender velas pequenas e puser a tocar as típicas músicas de horror, as crianças irão delirar com a sua própria casa assombrada!
4. Festa de Halloween
Festa é festa e, como tal, exige a presença de quem mais se gosta! A regra deve ser apenas uma: todos têm de levar uma fantasia de Halloween. Com tantas atividades giras para fazer – desde filmes assustadores a artes manuais e caças ao tesouro – tenha sempre em conta a idade das crianças que estarão presentes na festa de Halloween antes de começar a planear!


5. Doces ou travessuras no Halloween
Pode colocar uma decoração de Halloween colada na porta da entrada, por exemplo. Não há nada tão divertido como andar a bater de porta em porta, esperando ansiosamente que do lado de lá apareça um saquinho recheado de rebuçados e chocolates. E, nos casos em que ele não apareça, a “travessura” é para garantir: assustar a velha vizinha rabugenta com um “buuuu” ruidoso pode ser uma coisa que a pequenada nunca mais na vida terá oportunidade de repetir!
Comentários recentes