Gestão do Tempo para Crianças

Por Edgar Baptista – Professor 

A rotina diária, de uma semana normal, da maior parte dos alunos deste país, não será assim?

É altura de nos questionarmos: “E agora?”.  Com esta situação nunca vivenciada por alguém desta geração, é muito fácil tudo isto se desmoronar, desaparecendo a disciplina e as rotinas que o tempo tinha ajudado a criar. Porém, os podem evitar que isto aconteça!

A criança não aprende de forma inata a gerir o tempo com qualidade. É uma competência que determina a qualidade dos seus desempenhos e que pode ser colocada em prática todos os dias para os ajudar a tornarem-se adultos mais capazes de gerir a sua vida.

 

 

 

A noção temporal é vivida de diferentes formas pelas crianças, dependendo da sua idade:

  1. As Crianças com 2/3 anos, vivem no presente, manifestando impaciência para esperar, não tendo qualquer noção de passado ou futuro;
  2. Crianças com 5/6 anos, já apresentam alguma capacidade para distinguir passado, presente e futuro, apesar de ainda ser algo curta;
  3. As Crianças entre os 7 e os 10 anos, já são capazes de utilizar relógios e calendários para gestão do seu tempo diário.

Assim sendo, consoante a idade do seu filho, vamos falar de alguns aspetos que poderão ser importantes para desenvolver esta capacidade de gestão do seu tempo:

 

1. O melhor exemplo parte de nós

Os pais devem procurar organizar a sua rotina diária, definindo claramente as suas tarefas domésticas e deixando um bom exemplo para os seus filhos.

2. A rotina diária inicia-se de manhã cedo

Deitar tarde significa acordar tarde e nós não queremos que isso suceda com os nossos filhos. Bem pelo contrário, temos de procurar que tudo se mantenha igual, como se estivéssemos a trabalhar normalmente.

3.Definir as atividades que o seu filho deve realizar

Um calendário ou um horário deve ser planificado para as tarefas do seu filho, não esquecendo das suas atividades escolares, momentos de lazer, tarefas domésticas e momentos de liberdade para ele poder ser criativo.

4. Promover as escolhas pensadas

A capacidade de escolher, pensando bem nos prós e nos contras da nossa decisão será tão importante como a sua gestão do seu horário diário. Se tivermos mais que uma coisa para fazer no mesmo horário, há que priorizar.

5.Delegar tarefas diárias que toda a família deve cumprir

Não pode ser só o pai e a mãe a fazer as tarefas domésticas. Há algumas tarefas que o seu filho pode e deve fazer (por a mesa, fazer a cama, colocar a loiça na máquina, regar as plantas, etc.).

6.Recompensar um conjunto de boas práticas do seu filho

Se o seu filho cumprir bem as suas tarefas, seja um dia completo, uma semana completa, sem falhar qualquer atividade definida no horário, o pai deve tentar compensar com algo que ele goste, mostrando-lhe que o seu esforço foi ótimo!