Exercícios em Família

Por Juliana Santos – Professora de Dança

Esta segunda-feira, dia 6 de Abril, estamos a celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. Desta forma e cientes da necessidade de continuarmos a dar atenção aos nosso filhos, mesmo enquanto nos exercitamos.

Estamos a passar por uma situação diferente para todos nós. Alguns estão em casa em teletrabalho, o ginásio fechado, as escolas fechadas, os parques desaconselhados. Desta forma apresentamos 5 exercícios simples que podem fazer diariamente em casa, com a ajuda dos mais novos. Eles vão entendê-los como pequenas brincadeiras, enquanto os pais estão a trabalhar arduamente, tão bom como uma sessão de treino de alta intensidade.

É importante que o treino seja ao ritmo de cada um, tanto do pai/mãe, como do filho (tendo em conta a idade e o peso). O número de exercícios, de repetições e de séries deverá ser adaptado ao par em questão.

É fundamental começar por realizar uma pequena brincadeira: aquelas corridas onde ganham sempre os mais pequeninos ou uma dança que seja prazerosa para os dois. Esta ativação geral deve durar cerca de 10 minutos.

Seguem-se 5 sugestões de exercícios mais localizados e de força para fazer com os mais novos. Seguem, também, algumas digas para que o exercício seja transformado numa brincadeira. Mas, sem esquecer que é fundamental realizar os exercícios com calma, incidindo na consciência corporal:

Prancha e “Hi 5

Material: 1 colchão (tapete)

Em posição de prancha (corpo paralelo ao chão, mãos debaixo dos ombros), alternadamente uma mão vai bater na mão contrária do filho (ficando apenas 3 apoios no chão).

Progressão (como dificultar): – Retirar ao mesmo tempo o membro superior e o inferior contrário.

Para a criança: Somos duas aranhas que usa uma perna para cumprimentar a mãe/pai.

Agachamento com amor

Quando se trata de uma criança pequena (não mais de 10 kilos):

Pernas afastadas, pés apoiados no chão e à largura dos ombros, realizar o agachamento (fletir os joelhos, evitando que estes avancem). Ao mesmo tempo, pegar na criança e estender os membros superiores, aproximando-a do corpo de seguida. Para ela será mais um momento de brincadeira.

Em crianças maiores e mais pesadas enquanto o pai/mãe realiza o agachamento, deverá ter a criança encaixada no seu colo.

Se a criança já for capaz de ter a consciência de um agachamento, o exercício pode ser feito por ela em simultâneo, acrescentado um salto no fim da flexão, tocando palma com palma.

Avião suspenso e risonho

O adulto deitado no chão, colocará o seu filho apoiado nos pés, com ajuda do contacto das mãos. Poderá manter o avião estático ou fletir e estender as pernas.

Para a criança: É um avião que apanhou um poço de ar e faz um trajeto divertido. Ao fim de algum tempo sentir-se-á mais segura e poderá tirar as mãos.

Equilibrista

Material: Colocar uma fita ou um cordão no chão

Fingindo que estamos no circo, o adulto deve simular a corda bamba

Alongamento

Chegou o tempo de relaxar, vamos realizar dois exercícios simples:

  1. Imitar uma Cobra pequenina e escondida
  2. Imitar uma Cobra aberta