http://multiplaescolha.net/formacao-de-monitores/

CLIL: Uma aula de matemática em inglês

O que é o CLIL?

CLIL – Content and Language Integrated Learning não é inteiramente um novo fenómeno, pois nasceu nos anos ’90, associado ao interesse e desenvolvimento da reflexão sobre o ensino de línguas estrangeiras.

O CLIL oferece uma forma única de aprender e lecionar uma língua estrangeira. Simultaneamente desenvolvendo o pensamento sobre o processo e, igualmente, convida a novas perspectivas sobre o entendimento cultural.

Esta abordagem também se pode ver como um “added value”, como afirma Ellison (2005, p. 3), tendo em conta o ambiente de aprendizagem atual, onde os alunos podem ver a necessidade de aprender e usar a língua estrangeira dentro e fora da sala de aula.  Como afirma King (2009), é uma nova forma de aprender e de usar a língua em contextos reais e que permite aos alunos “new ways of seeing the world through studying a new language” (p. 4).

De que forma podemos aplicar a matemática na aula de inglês?

O CLIL pode ser também um momento de trabalho colaborativo entre professores para formar parcerias onde os conhecimentos de cada um podem ser partilhados. Assim sendo, partilhamos uma proposta de aula, em que conteúdos de matemática são abordados em inglês.

Este plano de aula foi aplicado numa sala do pré-escolar (5 anos), tendo em conta que estariam a aprender um conteúdo novo (numbers 1-20). Houve um trabalho colaborativo entre o docente da área do pré-escolar e o professor de inglês, de forma a que os conteúdos aplicados fossem de encontro às metas curriculares do pré-escolar.

CLIL - Uma aula de matemática