MULTI Chess – Xadrez para Crianças

APRENDER HABILIDADES

PARA A VIDA

O MULTI Chess – Xadrez para Crianças é uma atividade que explora inúmeros benefícios do mais antigo jogo de tabuleiro, através de dinâmicas atrativas e inovadoras. Utilizando uma forte componente lúdica, ajuda a criança no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.

Mais do que apenas um jogo, o xadrez para crianças fornece uma perspectiva única sobre a vida. Na atividade educativa MULTI Chess, ensinamos as crianças, não apenas como se tornarem melhores jogadores, mas também como adotar uma abordagem estratégica para os desafios da vida. Seja a ganhar, empatar ou perder, há sempre uma oportunidade de aprender e melhorar.

APRENDER O JOGO

O xadrez para crianças é um jogo incrivelmente divertido e viciante, que requer habilidade e estratégia. Existe há séculos como passatempo para intelectuais e académicos.

O xadrez é um ótimo jogo de tabuleiro e pode ensinar qualquer criança a examinar as situações de forma estratégia e analítica. A atividade educativa MULTI Chess, começa por ensinar os conceitos básicos, como as peças e seus movimentos. Quando a criança dominar essa parte, passa a jogar versões mais avançadas do jogo.

A criança irá aprender a jogar xadrez ao seu próprio ritmo e irá desenvolver um grande interesse pelo jogo e considerá-lo uma atividade educativa muito divertida.

Do que está à espera para ter a atividade MULTI Chess –

Xadrez para Crianças na sua escola?

Todas as atividades educativas são requeridas pela escola.

VANTAGENS DO XADREZ PARA CRIANÇAS

 

Ensina a saber perder

Como em qualquer jogo, no xadrez existem vencedores e derrotados. Mas graças ao ambiente cordial em que uma partida de xadrez é disputada entre duas crianças, faz com que a derrota seja mais bem assimilada. Além disso, quem perde tem mais consciência do esforço que fez para vencer o jogo de xadrez e toda a derrota, assim como a vitória, é resultado de um esforço individual da criança nesse jogo.

 

Desenvolve o raciocínio e a concentração

O xadrez exige que a criança consiga prever várias jogadas antecipadamente. A criança deve fazer simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, o seu conhecimento deve ser amplo, para que ele tenha capacidade de encontrar os melhores movimentos das peças.

Isso força a criança a raciocinar e ter concentração. Aliás, essa é uma das características do xadrez, um jogo que exige atenção total mesmo quando se espera o adversário jogar.

 

Trabalha a paciência

As crianças querem sempre fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estão num período da sua vida em que sentem curiosidade em descobrir tudo o que as rodeia. Vivemos numa época em que os aparelhos eletrónios, como smartphones e tablets, são multi tarefas, o jogo de xadrez trabalha o contrário

Paciência é fundamental no jogo. Aguardar pelo movimento do adversário é saber dar uma hipótese para que o seu adversário dê o melhor de si. Enquanto isso, a criança deve ficar concentrada no jogo, sem realizar outras atividades.

 

Estimula a imaginação

Cada movimento no xadrez para crianças abre uma infinidade de opções. Cada peça tem o seu movimento particular, somadas essas duas características, a criança tem à sua frente um universo inteiro para criar e imaginar. Vai precisar ser versátil para aplicar as regras e tentar superar o adversário.

 

Cria maturidade na tomada de decisões

Um movimento errado pode significar uma derrota no xadrez. E a criança irá, então, ter que lidar com os seus próprios erros e saber geri-los. Uma outra vantagem do xadrez para crianças é dar a hipótese de se redimir, a criança pode encontrar uma saída para resolver aquele problema. A solução terá que vir dela, sem interferência de adultos.

 

Ajuda a assimilar outras disciplinas

Todo o raciocínio desenvolvido em torno do xadrez ajuda a criança a encarar com mais facilidade outras áreas do seu currículo escolar. A matemática é a que mais vantagem leva, pois requer recursos que o xadrez também exige: lidar com probabilidades, progressões, geometria (o movimento do cavalo, por exemplo, exige à criança entender movimentos no espaço que não são lineares).

Outra área que também fica a ganhar com o xadrez para crianças, é a disciplina de história, pois o aluno desenvolve concentração e capacidade de analisar o tabuleiro como um todo, assim como essa disciplina.

 

OBJETIVOS DO XADREZ PARA CRIANÇAS

Proporcionar aos alunos uma esmerada formação pessoal; social; cultural e psicológica, sempre aliado a momentos de aprendizagem e entretenimento. A melhor forma de aprender é ensinar, portanto pretende-se que os nossos alunos tenham a vontade de transmitir a mensagem, elevando o jogo de Xadrez a um nível superior onde possam envolver todos os que os rodeiam.

Com o programa MULTI Chess desenvolvemos a capacidade de tomada de decisão, atenção/concentração, raciocínio lógico, raciocínio lógico-matemático, memória, fair-play, improviso, criatividade, estratégia, auto-estima, paciência, responsabilidade, análise, síntese, lateralidade, cálculo mental, maturidade intelectual, e também a disciplina.

O Xadrez é um dos jogos que mais estimulam a memória,

a concentração e o raciocínio das crianças.

Todas as atividades educativas são requeridas pela escola.

Share This